Notícias : Relembre a História de Mirante da Serra
Enviado por Mirante da Serra Agora em 13/02/2011 13:57:47 (2350 leituras)

História 

O povoamento da região onde formou se o município de Mirante da Serra teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Na época, o único meio de transporte dos habitantes era o fluvial, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Jiparaná com destino aos diversos seringais ou a colocação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados com látex. Os seringueiros da região de Mirante da Serra transportavam o látex pelo rio Urupá até a foz, no rio Machado.

 

Na década de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek realizou a abertura da então BR 29, atual BR 364, ligando Rondônia ao Centro Oeste do País. A abertura da rodovia gera o início de um movimento migratório com destino às terras de Rondônia.

 

Em 1970, o governo federal resolve iniciar a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, projetos oficiais de colonização.

O primeiro projeto integrado de colonização (PIC Ouro Preto) foi criado em 19 de junho de 1970 e implantado na região de Ouro Preto do Oeste. A implantação do PIC Ouro Preto deu origem as cidades de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, foi importante para o surgimento das cidades de Urupá e Mirante da Serra.

A região onde formou se o município de Mirante da Serra foi colonizada por um projeto de regularização fundiária, sob a jurisdição do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto, com a denominação Projeto Fundiário Jaru/Ouro Preto, criado pela Resolução nº. 56/80.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Processo pró-emancipação 

O processo pró-emancipação de Mirante da Serra foi iniciado na ocasião da elaboração da segunda Constituição do Estado de Rondônia, que foi promulgada em setembro em 1989. Na ocasião, o deputado estadual Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos incluiu no artigo 42 da Constituição a criação de vários municípios, entre eles o de Mirante da Serra.

O governador do estado de Rondônia, Jerônimo Garcia de Santana, argüiu no Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade do artigo 42 da Constituição. Em 29 de outubro de 1991, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia suprime o parágrafo único do artigo 42 das disposições constitucionais transitórias da Constituição do Estadual.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Criação do Município de Mirante da Serra 

O município de Mirante da Serra foi criado em 13 de fevereiro de 1992, pela Lei nº 369, sancionada pelo governador do estado de Rondônia, Oswaldo Piana. A propositura foi apresentada pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa com o mesmo conteúdo da apresentada pelo deputado Haroldo Santos na ocasião da constituinte de 1989.

A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito eleito, do vice-prefeito e dos primeiros vereadores.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Administradores do distrito Mirante da Serra 

João Krugel, nomeado no dia 10 de agosto de 1982, Joaquim Raimundo Silva (Joaquim Aranha), João Krugel, (administrou um segundo período), José Augusto Magron, Adnaldo Andrade, Cesário Ferreira Castias (conhecido por pastor César), Laudelino, Jair Elias de Oliveira, Silvio Moreira (conhecido por gaúcho).

Obs: João Krugel administrou em dois períodos, foi escolhido pela comunidade. Joaquim Raimundo Silva, (Joaquim Aranha) administrou por aproximadamente cinco anos, foi quem permaneceu por mais tempo na administração.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Prefeitos nomeados 

Para administrar o município de Mirante da Serra, na fase inicial, o governador Oswaldo Piana Filho nomeou Ronato Moreira.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Prefeitos Eleitos 

Primeiro prefeito, Adnaldo de Andrade, eleito em 4 de outubro de 1992 foi empossado no cargo no dia 1º de janeiro de 1993, concluiu o mandato em 31 de dezembro de 1996.

Segundo prefeito, pastor Ismael Gonçalves Paiva, eleito em 6 de outubro de 1996 foi empossado no cargo no dia 1º de janeiro de 1997, concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2000.

Terceiro prefeito, Antônio Barroco, eleito em 1º de outubro de 2000 foi empossado no cargo no dia 1º de janeiro de 2001, concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2004.

Quarto prefeito, Álvaro Elizeu Barbosa, eleito em 3 de outubro de 2004 foi empossado no cargo no dia 1º de janeiro de 2005, concluiu o mandato em 31 de dezembro de 31 de dezembro de 2008.

Quinto e atual prefeito, Vitorino Cherque, eleito em 5 de outubro de 2008 foi empossado no cargo no dia 1º de janeiro de 2009, seu mandato terminará em 31 de dezembro de 2012.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Poder Legislativo 

O Poder Legislativo do Município de Mirante da Serra foi instalado no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos primeiros vereadores. Desde a primeira legislatura é composto por nove vereadores. Os primeiros vereadores do município de Mirante da Serra foram eleitos nas eleições de 4 de outubro de 1992.

Fonte: http://www.102pv.com

---------------------------------------------------------------------------------------

 Eleições municipais 

No município de Mirante da Serra em 5 de outubro de 2008 estavam aptos para votar 9.493 eleitores, distribuídos em seções 33.

Concorreram ao cargo de prefeito três candidatos que obtiveram:

Vitorino Cherque (PMDB) 2.959 votos, 40,71% dos votos válidos;

Ordenil Veloso da Paixão (PT) 2.165 votos, 29,78% dos votos válidos;

Álvaro Elizeu Barbosa (PL) 1.870 votos, 25,73 % dos votos válidos;

Martinho Freire da Silva (PV) 222 votos, 3,05% dos votos válidos;

Abeneir da Silveira (PRB) 53 votos, 0,73% dos votos válidos.

 Estatística das eleições de 2008

Total apurado 7.694 votos;

Válidos 7.269 votos, 94,48%;

Em branco 108 votos, 1,40%;

Nulos 317 votos, 4,12%;

Comparecimento 7.694 votos, 81,05%;

Abstenção 1.799 eleitores, 18,95%.

------------------------------------------

Fonte TER: Resultado em 05/10/2008 18:49:52

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Principais Notícias

Por entender que o Auxílio Transporte é um direito de todos os servidores públicos estaduais, a direção do Sintero está requerendo junto à Seduc a implantação do benefício em todos os municípios, mesmo naqueles onde não há serviço de transporte coletivo regulamentado.

O único que ainda não se manifestou publicamente foi o candidato do PSol, Pimenta de Rondônia, quinto colocado no pleito

 

A Seduc informou nesta semana que será incluído na folha de outubro o pagamento de mais 131 processos que estavam represados. Cada servidor receberá até o limite de R$ 5.000,00 referente a gratificações de escolaridade, pós-graduação, difícil provimento, e outros resíduos.

Nelson Fraga Portes tentou se aproximar do poste que havia caído para desligar o padrão e levou uma forte descarga elétrica vindo a falecer no local. O fio de alta tensão caído também provocou a morte de cinco vacas de leite e uma bezerra. O acidente aconteceu na Rodovia 010, ou Linha 60, entre Mirante da Serra e distrito Tarilândia.

Hora

Entrar