Tópico Número de Notícias Para Exibir

Geral
(1) 2 3 4 ... 100 »
Notícias : FEIRA DE CONHECIMENTO na ESCOLA MIGRANTES, dia 24 de outubro de 2014
Enviado por Mirante da Serra Agora em 22/09/2014 16:20:50 (33 leituras)

Comentários?
Notícias : Língua espanhola é tema de projeto pedagógico na Escola Migrantes
Enviado por Mirante da Serra Agora em 18/09/2014 20:30:00 (42 leituras)

A paixão pela arte de ensinar uma nova língua motivou o professor Ezequiel Silva a desenvolver o Projeto Pedagógico “ Ter uma intimidade com a Língua Hispânica” na Escola Estadual MIGRANTES, localizada no município de Mirante da Serra, no interior do estado. A culminância do projeto reuniu cerca de 40 estudantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O professor Ezequiel Silva, desenvolveu em sua aula de Espanhol: Estratégias de ensino para o nível da língua espanhola: Incluir componentes socioculturais no programa de curso, focalizando as semelhanças e não somente as diferenças entre as línguas. Mas, interação dos alunos do ensino fundamental com o médio, promovendo o encontro dos estudantes com os não estudantes de espanhol. Além de traçar uma breve revisão teórica sobre o tema, apresenta uma série de estratégias didáticas, que podem ser colocadas em práticas afirma o professor de idiomas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Diretor da Escola Migrantes, o professor Valdenir Tavares, comentou que o ensino de Língua Espanhola é um grande desafio para nós, educadores, logo, todas as possibilidades de ampliar as metodologias que serão utilizadas em sala de aula são bem-vindas, pois com aulas mais dinâmicas e participativas o aluno conseguirá elevar seu nível de competência comunicativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A professora Maria Aparecida citou “É necessário despertar no aluno a consciência de que conhecer outra língua vai além de aprender estruturas gramaticais ou comunicativas, é preciso entender e respeitar a cultura dos outros povos, seus modos de pensar, viver e expressar-se”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando um brasileiro está tentando falar com um boliviano por exemplo, muitas vezes recorre ao “portunhol”, que é a junção das duas línguas. Mas é preciso ter cuidado, na hora da prova, para não cometer alguns deslizes, como explicou a professora Zildinete Martins. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 “Trabalhando a língua espanhola o professor usou o entusiasmo de seus estudantes para desenvolver pesquisas sobre cultura, culinária, dança e economia de cada país, levando para fora da sala de aula o que eles aprendem na teoria”.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nossos estudantes apresentaram de forma lúdica, através de produções artísticas e culturais, a importância da prática de ensino da língua estrangeira contextualizada, ultrapassando as vivências de sala de aula, chegando ao entendimento das influências dos países hispano hablantes na construção da cultura brasileira, especialmente na cultura brasileira. Estou muito satisfeito com o resultado”, declarou professor Ezequiel Silva, autor do projeto.

 

Fonte: Mirante da Serra Agora.com

Leia mais... | Mais 8845 bytes | Comentários?
Notícias : Mirante da Serra: Reunião do Plano de Saneamento Básico Municipal
Enviado por Mirante da Serra Agora em 17/09/2014 21:36:53 (51 leituras)

No dia 16 de setembro de 2014 foi realizada nesta Casa de leis a Primeira Conferencia do Plano de Saneamento Básico do Município (PSBM). A reunião foi ministrada pela empresa que esta auxiliando o município na formação do plano, juntamente com os comitês executivo e administrativo. Estiveram presentes os vereadores: Mazinho, Reginaldo e Fabio Dias; representantes da EMATER, CAERD, FUNASA, ACIMIS, comunidade indígena, comunidade rural; O Prefeito Municipal Senhor Jandir Louzada de Melo e representantes das Secretarias Municipais de: Obras, Agricultura, Saúde, Administração e Gabinete do Prefeito; assim como membros da sociedade. Esta reunião foi para esclarecer o que é o PSBM e como ele será implantado na cidade de acordo com todas as regras da Lei 445/2007.

A Superintendente adjunta da FUNASA Jorilda Monteiro esclareceu importância da participação da população nas reuniões, pois todo o trabalho realizado será necessário que a população mostre as dificuldades e as necessidades do município para que o plano possa atender todas as áreas com eficácia. “O plano é para a população é ela quem ira dizer o que é necessário e onde precisa ser feito. De nada adianta o plano ser cumprido e a obra executada se a população não estiver consciente que precisa mudar hábitos e modos para manter o bem recebido” declarou a Sr.ª Marilyn Coordenadora do NICT - FUNASA.

A próxima reunião será realizada no dia 20 de Outubro de 2014 ás 19h no Colégio Migrantes e no dia 21 de outubro de 2014 as 19h no Colégio Arquimedes.

Fonte: http://www.camaramirantedaserra.ro.gov.br/

 

Leia mais... | Mais 2496 bytes | Comentários?
Notícias : Policia Civil e Militar de Mirante prendem homem acusado de vários crimes
Enviado por Mirante da Serra Agora em 17/09/2014 20:44:11 (91 leituras)

O acusado conta com mais de 20 passagens na polícia por diversos crimes, entre os quais furto, arrombamento de residência e atentado violento ao pudor.

ASCOM

Leia mais... | Mais 2845 bytes | Comentários?
Notícias : PM de Mirante prende bando que praticou roubo aos Correios de Nova União
Enviado por Mirante da Serra Agora em 13/09/2014 13:59:32 (177 leituras)

Os elementos Ricardo Marcos Andrade de Souza, 21 anos, Wembles Correia, 24 anos, condutor da Honda Bros e Narlon Wilkens, 23 anos, condutor da moto Yamaha modelo Fazer foram perseguidos e presos por policiais militares de Mirante da Serra quando transitavam pela RO 010. Eles estavam com as armas usadas no roubo aos Correios semana passada.

 

Leia mais... | Mais 3944 bytes | Comentários?
Notícias : Escolas estaduais, municipais e Ciretran de Mirante da Serra promovem concurso de paródias.
Enviado por Mirante da Serra Agora em 12/09/2014 12:23:23 (82 leituras)

A Ciretran de Mirante da Serra em parceria com as escolas estaduais e municipais do município realizou dia 05/09/2014 um Concurso de Paródias,  com o tema “Prudência no Trânsito”, sendo um trabalho focando na Semana Nacional de Trânsito.

  

Na  grande final  foi apresentado quatro paródias, além da apresentação de convidados.

  

O evento teve  participação dos alunos, professores, jurados, servidores da Ciretran e parceiros. Segundo o chefe da Ciretran Francisco Gregório, o evento foi um sucesso, alcançando os objetivos esperados, que eram exaltar a criatividade e apresentação dos alunos no concurso sobre prudência no trânsito.

  

“Ficamos surpresos com as apresentações e com o desenvolvimento dos participantes com o tema apresentado; precisamos planejar e envolver os estudantes, pois eles têm muito a contribuir para um trânsito melhor.”, finalizou Gregório.

  

http://www.detran.ro.gov.br/

Comentários?
Notícias : Informativo da Câmara de Mirante da Serra, Projeto Substitutivo denominado “Casa Raio de Luz”
Enviado por Mirante da Serra Agora em 11/09/2014 10:48:39 (76 leituras)

Na ultima sessão do dia 08 de setembro de 2014 passou por votação o substitutivo 001 do Projeto de Lei 868/2014 qual cria o abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de risco social denominado “Casa Raio de Luz”.

O Projeto de Lei veio para a esta Casa de Leis no dia 28 de Agosto de 2014, após uma analise pelo vereador Ermes Nunes de Oliveira observou se que havia muitas partes do projeto que não estavam claras ou que se repetiam em diversos artigos. Assim o vereador junto com a Procuradora Jurídica da Câmara Rayane Mendes criou o substitutivo. O Projeto de Lei inicialmente tinha 21 artigos e com o substitutivo passou a ter apenas 16.

  

O projeto substitutivo não altera o conteúdo ou finalidade do projeto original, apenas o simplifica e coloca nos moldes padrão de um Projeto de Lei conforme as regras federais. O Projeto de Lei inicial passou pelas comissões da Câmara, no entanto foi analisada a inviabilidade do mesmo por estar fora dos padrões necessários para sua aprovação, após o projeto substitutivo o projeto foi aprovado pelas comissões e aprovado por unanimidade em primeira votação.

O Vereador Ermes Nunes relator do projeto substitutivo que por sua vez é membro da comissão de justiça e redação, declarou que o projeto inicial continha linguagem impropria e não apresentava clareza em sua redação, podendo causar dúbio entendimento. Mas que com o substitutivo a o projeto de lei está claro e de fácil entendimento.

Fonte: http://www.camaramirantedaserra.ro.gov.br/ 

Comentários?
Notícias : Ideb: Escola Migrantes atinge melhor índice da Regional de Ouro Preto do Oeste no ciclo inicial do Ensino Fundamental.
Enviado por Mirante da Serra Agora em 09/09/2014 16:00:00 (119 leituras)

Nota Escola Migrantes está entre as melhores de Rondônia.

Tão importante quanto o resultado da Escola Migrantes, é o resultado conjunto de todo o corpo docente da escola . Nossa escola foi avaliada e ultrapassou a meta previstas para 2013 e já atingimos a meta de 2021. Isto demonstra o comprometimento de nossa equipe.

Leia mais... | Mais 4593 bytes | Comentários?
Notícias : Prefeitos conquistam aprovação de mais 1% ao FPM em Brasília
Enviado por Mirante da Serra Agora em 04/09/2014 09:11:37 (43 leituras)

Cerca de 20 prefeitos de Rondônia participaram de mais uma importante vitória do movimento municipalista brasileiro, liderado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. Em Brasília, nesta terça-feira, 02, centenas de gestores municipais acompanharam a sessão da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pelo texto, os valores repassados às prefeituras terão incremento de 1%.

A Associação Rondoniense de Municípios, por meio do presidente e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, fez esforço estratégico com articulações junto aos parlamentares, para evitar o adiamento da votação. Num primeiro momento, os administradores ocuparam o gabinete do presidente da Câmara, Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), onde garantiram que a PEC seria posta em pauta. No segundo momento, o dirigente da Arom conclamou os deputados membros, titulares da Comissão, a comparecerem na sessão e formarem quórum.  

Segundo a Arom, a transferência do total de 1% será feita em duas parcelas, sendo 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016. Para a entidade, o montante ainda não é o ideal, ante ao arrocho financeiro presente nas prefeituras do país, mas significa alívio aos gestores. “A nossa Mobilização Permanente, apesar de ainda aguardar a promulgação da emenda aprovada pelas duas casas, apresenta resultados positivos porque nos mantemos unidos. Já estamos comemorando essa conquista”, disse o presidente Marinho em companhia dos prefeitos de Rondônia.

Pelas estimativas da CNM, em Rondônia, os municípios de coeficiente menor, que são os classificados com índice populacional de 0,6, receberão a primeira parcela extra de FPM no valor de R$ 127.723,26 e a segunda de R$ 277.159,48. Os municípios de médio porte, identificados com índice 2,4, perceberão a primeira parcela em R$ 4.092.340,26 e a segunda em R$ 8.880.378,36. Já o de índice maior, 3,4, terá aporte de R$ 723.765,15 no primeiro repasse e R$ 1.570.570,38 milhão no segundo. 

Autor: Willian Luiz/Arom 

Comentários?
Notícias : Mirante da Serra: Polícia Civil elucida bárbaro homicídio ocorrido em 2012, e prende um dos suspeitos
Enviado por Mirante da Serra Agora em 04/09/2014 09:09:05 (151 leituras)

A vítima de 59 anos foi degolado em 10 de maio de 2012, no município de Mirante da Serra.

Por Gazeta Central 

Leia mais... | Mais 3046 bytes | Comentários?
Notícias : Atendimento do Detran-RO está suspenso em todo o estado
Enviado por Mirante da Serra Agora em 04/09/2014 09:04:19 (42 leituras)

O atendimento no Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está suspenso em todo o estado e ainda há previsão de retorno. O transtorno se deve a um incêndio que tomou conta da sala de gerência de tecnologia da sede do órgão, em Porto Velho, no último sábado (30). O A suspeita é de que um curto-circuito tenha iniciado o fogo. A perícia do Corpo de Bombeiros está investigando o caso.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Antônio Manuel Rebelo, a rede elétrica e a rede lógica – que transmite os dados do sistema e faz a ligação entre todas as filias do órgãos no estado – foram danificadas e, por isso, o atendimento não pode ser realizado. “Todos os sistemas do Detran estão desativados. Nós temos primeiro que avaliar os danos, para depois religar. Enquanto não retornar o sistema normal, os atendimentos estarão paralisados”, explicou.

Com a paralisação, será prorrogado o vencimento de todas as taxas com vencimento no período em que o atendimento está suspenso e que não tenham sido pagas até o dia 31 de agosto, sem prejuízo para os proprietários. De acordo com Rebelo, a isenção de taxas também vale para os carros apreendidos entre os dias 29 e 31, que estão no pátio do Detran e não podem ser liberados sem o sistema ativado.

G1-RO 

Comentários?
Notícias : Mirante da Serra: homem é preso com revólver calibre 38 na cintura
Enviado por Mirante da Serra Agora em 01/09/2014 22:49:50 (212 leituras)

Na cintura do suspeito foi encontrado o revólver calibre 38 com a numeração raspada e quatro munições intactas.

Por Gazeta Central

Leia mais... | Mais 1841 bytes | Comentários?
Notícias : Prefeito de Mirante da Serra, Pastor Jandir confirma participação na Mobilização Permanente em Brasília
Enviado por Mirante da Serra Agora em 29/08/2014 08:52:55 (98 leituras)

Dezenas de prefeitos começam a confirmar junto a Confederação Nacional de Municípios – CNM a participação na Mobilização Permanente, que reúne gestores municipais em Brasília, nos próximos dias 02 e 03 de setembro.  Nesta terça-feira (26), o Prefeito de Mirante da Serra, Pastor Jandir, informou que seguirá a capital federal. Na Arom, ele solucionou pendências de documentos cópias de Certidão Negativas de INSS, bem como se inteirou dos assuntos referentes à Municipalidade.

  

 O prefeito de Mirante também esteve na Seduc,resolvendo liberação financeira do convênio de Transporte Escolar 2014 e no DER, onde verificou convênio do FIHTA 2014 e asfaltamento de quatro quilômetros da RO- 010, trecho compreendido na área urbana do município. O valor da obra está estimado em R$ 3,700 milhões do governo do estado e contra partida do município. Já no DEOSP, Jandir sanou pendências do convênio inerente à construção da nova sede da Prefeitura Municipal, recursos estes também do governo do estado com contra partida da administração municipal.

Fonte: Apoio Administrativo/Arom 

Comentários?
Notícias : Veja como está a corrida sucessória para deputado estadual na Bacia Leiteira, Fonte Real
Enviado por Mirante da Serra Agora em 20/08/2014 12:20:30 (244 leituras)

O Instituto Fonte Real divulgou hoje mais uma rodada da 5ª pesquisa de intenção de votos. Na região da Bacia Leiteira, 22 nomes foram os mais lembrados pelo eieitorado. Dentre eles destacam-se o deputao estadual Marcelino Tenório (PRP), VItorino Cherque (PMDB), Lazinho da Fetagro (PT) e Márcio do Sitetuperon(PSB), dentre outros. Confira  na tabela abaixo a lista com os nomes dos candidatos.
  
 
CONTRATANTE: JORNAL O RONDONIENSE      
Registro no TRE: nº RO-000024/2014
Estatístico Responsável:
Alexandre Vasconcelos Lima
Registro do Estatístico no Conre:8631
Pesquisa realizada na região conhecido como BACIA LEITEIRA, que compreende os municípios de: Jaru, Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra.
Fonte: O RONDONIENSE
Autor: O RONDONIENSE 

Comentários?
Notícias : Veja como está a corrida sucessória na Bacia Leiteira para deputado federal
Enviado por Mirante da Serra Agora em 20/08/2014 12:18:19 (93 leituras)

O Instituto Fonte Real divulgou hoje mais uma rodada de pesquisa de opinião pública para candidatos a deputado federal em regiões do Estado. Na Bacia Leiteira, uma das mais ricas e representativas politicamente no Estado, a pesquisa listou o nome de vários candidatos a deputado federal que estão em boa situação perante o eleitorado. Na tabela abaixo, o nome dos candidatos, o partido e o percentual:
  
 

AM: (127) – 04/08/2014 a 08/08/2014 –

MARGEM DE ERRO: + ou – 2,0 %  
CONTRATANTE: JORNAL O RONDONIENSE      

Registro no TRE: nº RO-000024/2014,

Estatístico Responsável: Alexandre Vasconcelos Lima-Registro do Estatístico no Conre:8631

Pesquisa realizada na região conhecido como BACIA LEITEIRA, que compreende os municípios de:

Jaru, Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra
Fonte: O RONDONIENSE
Autor: O RONDONIENSE 

Comentários?
Notícias : ELEIÇÕES 2014: Acir Gurgacz mantém liderança ao Senado
Enviado por Mirante da Serra Agora em 20/08/2014 12:14:15 (68 leituras)

Na pesquisa estimulada divulgada hoje pelo Fonte Real, o senador Acir Gurgacz (PDT) mantém a ldierança na corrida sucessória para o Senado com 28,53% das intenções de voto. Apesar da liderança, a diferença entre o segundo colocado, o ex-senador e deputado federal Moreira Mendes (PSD) é de apenas 1,8%. A terceira colocação está com Ivone  Cassol (PP) e a quarta com o professor Aluísio Vidal (PSOL) que terá seguramente sua melhor votação como candidato e com certeza a grande surpresa das candidaturas ao Senado.

Abaixo confira a tabela com os nomes, partidos e percentuais obtidos por cada candidato;

Fonte: o rondoniense

Autor: o rondoniense 

Comentários?
Notícias : Dois homens espancam vítima a pauladas em Mirante da Serra
Enviado por Mirante da Serra Agora em 18/08/2014 08:58:05 (335 leituras)

Por Gazeta Central

A vítima, com nome de iniciais C. J. T., de 38 anos de idade, foi espancado a pauladas por dois homens. A agressão ocorreu na noite desta sexta-feira (15), por volta das 22h20, na esquina das ruas Brasil com Migrantes, no município de Mirante da Serra.

O agredido estava sentado em um banco do ponto de moto-táxi no local do crime, quando chegaram os suspeitos e, de posse de pedaços de madeira (balaústras), passaram a agredi-lo, vindo a lesioná-lo no pescoço, braços e mãos. 

  

Comentários?
Notícias : Escola Arquimedes Fernandes: Equipe de trânsito realiza atividades com estudantes
Enviado por Mirante da Serra Agora em 14/08/2014 08:44:09 (48 leituras)

Durante a ultima terça-feira (12/08), estudantes da Escola Municipal Arquimedes Fernandes, no município de Mirante da Serra estiveram envolvidos em atividades educativas voltadas para educação de trânsito.

  

Palestras, brincadeiras educativas, vídeos, foram utilizados para alcançar a atenção de cerca de 400 alunos totalizando os períodos matutino e vespertino da escola. De acordo com  Francisco Gregório, chefe da Ciretran no município,  é preciso estar atento e usar todos os meios disponíveis para prender a atenção dos jovens. “Nossos jovens são o futuro do país, e isso inclui a segurança no trânsito. É necessário que os direitos e deveres do usuário de trânsito sejam transmitidos desde a escola”, pontuou Francisco Gregório.

  

Para os alunos do período noturno, que já tem uma idade mais avançada foi feito um debate, onde o tema principal foi a imprudência no trânsito que a cada dia faz mais vítimas em nosso Estado.

Fonte: Detran RO

Comentários?
Notícias : Eleições 2014: mais de 50% dos votos nulos não podem anular um pleito
Enviado por Mirante da Serra Agora em 12/08/2014 15:06:12 (54 leituras)

A aferição do resultado de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988 que diz, em seu art. 77, parágrafo 2º, que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são computados. Por isso, apesar do mito, mesmo quando mais da metade dos votos for nula não é possível cancelar um pleito.

Segundo a legislação vigente, o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Por sua vez, é considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

Segundo a legislação, apenas os votos válidos contam para a aferição do resultado de uma eleição. Voto válido é aquele dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Os votos nulos não são considerados válidos desde o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Já os votos em branco não são considerados válidos desde a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves destaca que a eleição “nada mais é do que verificar a vontade do povo”. “O verdadeiro detentor do poder democrático é o eleitor, que se manifesta por certo candidato. Se a pessoa não vai à urna ou vai e vota nulo, ela não manifesta a sua vontade em relação a nenhum dos candidatos. Se poderia até dizer que ela está fazendo um voto de protesto, mas as regras constitucionais brasileiras dão peso ‘zero’ para esse voto de protesto: ele não é considerado para o resultado das eleições”, frisa.

O ministro explica que, caso haja mais votos em branco e nulos em uma eleição, os candidatos que teriam de obter o apoio de mais da metade dos votos para serem eleitos em primeiro turno, neste caso, precisarão do apoio de menos eleitores para alcançar a vitória. Por exemplo: em um pleito envolvendo a participação de cem eleitores, para ser eleito, o candidato precisará de 51 votos válidos. Na mesma situação, se dos cem eleitores 20 votarem em branco ou anularem seu voto, apenas 80 votos serão considerados válidos e, dessa forma, estará eleito quem receber 41 votos.


Anulação da eleição

Existem, no entanto, algumas situações que autorizam a Justiça Eleitoral a anular uma eleição. De acordo com o Código Eleitoral, art. 222, é anulável a votação quando viciada de falsidade, fraude, coação, interferência do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade em desfavor da liberdade do voto, ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei.

Ainda conforme o Código Eleitoral, em seu art. 224, “se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”. Em resumo, se ficar comprovado que determinado candidato eleito com mais de 50% dos votos nas eleições majoritárias cometeu uma das irregularidades citadas, a Justiça Eleitoral deverá anular o pleito e determinar um novo.

“Quando isso ocorre, todos os votos que foram dados àqueles candidatos são anulados. Esses votos anulados não correspondem àqueles votos nulos, quando o eleitor erra a votação [na urna]. São votos válidos que posteriormente são anulados porque houve uma irregularidade na eleição, e aí quando a quantidade de votos anulados chega a mais de 50% é que se faz uma nova eleição”, esclarece o ministro Henrique Neves.

Além disso, aquele candidato que deu causa à anulação do pleito e à consequente necessidade de realização de nova votação não pode participar dessa nova eleição. O ministro lembra que a Advocacia-Geral da União (AGU) vem cobrando desses candidatos o custo da realização de novos pleitos.

“Quando ocorre a anulação de uma eleição, a Justiça Eleitoral e a população têm prejuízo. Por isso nós [ministros do TSE] temos muito cuidado nessas situações de anulação de eleição. Há que existir uma prova muito forte e um fato muito grave para que se chegue à anulação de uma eleição. E aí tem que se iniciar um novo processo eleitoral: as eleições são marcadas pelos TREs [tribunais regionais eleitorais] em um curto espaço de tempo, há nova campanha eleitoral, o eleitor tem que pesquisar novamente a vida pregressa dos candidatos para saber dentro daqueles que se lançaram qual tem melhores condições de representá-lo”, observa.

Outra possibilidade de anulação de uma eleição por parte da Justiça Eleitoral é no caso do posterior indeferimento do registro ou cassação do mandato de determinado candidato que foi eleito com mais de 50% dos votos válidos. Um registro de candidatura pode ser negado, por exemplo, por estar o candidato inelegível ou por este não estar quite com a Justiça Eleitoral.

Como os candidatos podem recorrer das decisões dos juízes, dos tribunais regionais eleitorais e até do Tribunal Superior Eleitoral, em algumas situações, somente após a eleição tem-se a decisão final acerca do registro de candidatura. Dessa forma, mesmo depois de eleito, é possível que determinado candidato tenha de deixar o cargo devido ao indeferimento de seu registro e a consequente anulação de todos os votos concedidos a ele.

Em 2013, ao todo, 75 cidades realizaram novas eleições para prefeito e vice-prefeito. Já neste ano, ocorreu renovação de eleição em nove municípios. Em todas essas localidades, as eleições municipais de 2012 foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais da metade dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado.

Para evitar a realização de novos pleitos e o consequente prejuízo à sociedade, o ministro Henrique Neves alerta os eleitores sobre a importância de se pesquisar o passado dos candidatos. “A coisa mais importante é o eleitor pesquisar e verificar a vida pregressa do seu candidato. Ele pode escolher se ele vai ler num jornal, se vai ver na televisão, se vai acompanhar o horário eleitoral, buscar na internet, ouvir de um amigo, mas o importante é ele ter informação”, conclui.

LC/BB

Comentários?
Notícias : Entrega de veiculo ao Conselho Tutelar de Mirante da Serra
Enviado por Mirante da Serra Agora em 12/08/2014 14:40:00 (77 leituras)

Foi entregue nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2014 ao Município de Mirante da Serra um veículo para o Conselho Tutelar.

O veículo veio por repasse do Governo Federal destinado para uso do Conselho Tutelar através da Secretaria de Assistência Social, por indicação do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

A  Associação de Conselheiros de Rondônia (ACTRON),  Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Conselho da Criança e do Adolescente de Rondônia (Conedca/RO) e a Secretaria de Direitos humanos todos juntos trabalharam para a aquisição dos veículos entregues aos municípios inscritos no programa do Governo Federal.

Fonte:http://www.camaramirantedaserra.ro.gov.br/

Leia mais... | Mais 1625 bytes | Comentários?
(1) 2 3 4 ... 100 »

Principais Notícias

No dia 16 de setembro de 2014 foi realizada nesta Casa de leis a Primeira Conferencia do Plano de Saneamento Básico do Município (PSBM). A reunião foi ministrada pela empresa que esta auxiliando o município na formação do plano, juntamente com os comitês executivo e administrativo. Estiveram presentes os vereadores: Mazinho,...

A paixão pela arte de ensinar uma nova língua motivou o professor Ezequiel Silva a desenvolver o Projeto Pedagógico “ Ter uma intimidade com a Língua Hispânica” na Escola Estadual MIGRANTES, localizada no município de Mirante da Serra, no interior do estado. A culminância do projeto reuniu cerca de 40 estudantes.

O acusado conta com mais de 20 passagens na polícia por diversos crimes, entre os quais furto, arrombamento de residência e atentado violento ao pudor.

ASCOM

Hora

Entrar